Recuperadora de crédito deve negociar R$ 2 bilhões em títulos vencidos
Tecnologias como IA e big data e sensibilidade humana são ferramentas da Global no combate à inadimplência B2B
A Global – Hub de Soluções de Relacionamento e Cobrança e maior recuperadora de crédito B2B do país, iniciou sua trajetória em Joinville (SC) em maio de 1994 na sala de estar de Jackson André de Sá, Presidente do Conselho, e filho mais velho de Edson André de Sá, fundador da empresa.
Após 30 anos, em 2024, a empresa processou mais de 1,5 milhão de títulos vencidos, que representam cerca de R$ 1,5 bilhão, apenas com cobranças B2B. Para regularizar os créditos dos clientes, no ano passado, foram feitos 43,1 milhões de acionamentos por WhatsApp, robô autônomo, IA generativa, telefone, e-mail, negociadores, entre outros acionamentos.
A projeção é que em 2025 a empresa processe cerca de 1,8 milhão de títulos, que representam mais de R$ 2,1 bilhões, originários de 2,5 mil clientes, incluindo empresas como Femsa, BRF, Nestlé, Wickbold, Seara, Condor, Fame, WEG, Malwee, Cia-Hering, Portobello, Yara, DSM, Philip Morris e BAT Brasil. Nos últimos 5 anos a Global recuperou mais de R$ 3 bilhões em crédito.
A ideia para criar uma recuperadora de crédito B2B surgiu no início de 1994, quando o fundador Edson André de Sá trabalhava como gestor financeiro em uma empresa de Joinville e após notar que a demanda para fazer a cobrança era muito alta para o setor financeiro levou para casa uma pilha de duplicatas e começou a fazer a cobrança da sala de sua casa com a ajuda de seus filhos e esposa.
O excesso de demanda do setor financeiro também prejudicava o fluxo de caixa da empresa. Outro problema observado, na época, era a falta de profissionais com a expertise e as técnicas necessárias para realizar a cobrança, um assunto sensível no relacionamento entre empresa e cliente.
A cobrança de débitos no B2B é segmentada e setores como têxtil, TI, saúde, manufatura, logística, atacadista e distribuidor, alimentos, bebidas e agronegócio, possuem características diferentes. “No caso dos serviços de TI em muitos casos após a falta de pagamento os fornecedores fazem a rápida interrupção dos serviços, isso ajuda a reduzir os prejuízos, mas ao mesmo tempo a recuperação de créditos é menor do que no setor de alimentos e bebidas. É impossível conceber um restaurante ou um mercado sem Coca-Cola no estoque porque a empresa está em débito com o fornecedor”, explica Jackson André de Sá, Presidente do Conselho da Global.
Crescimento com apoio de tecnologia
Desde a década de 90 a Global entende a importância da tecnologia para ajudar na recuperação dos créditos. “Fomos a primeira empresa de recuperação de créditos do Brasil que disponibilizou as informações online. Isso aconteceu ainda na época da internet discada quando criamos um site e os clientes podiam acessar as informações dos valores já recuperados e a recuperar”, recorda Jackson André de Sá.
No final da década de 90 a empresa expandiu a atuação para o Paraná e o Rio Grande do Sul e em 1999 foi fundada a André de Sá Advogados Associados, escritório jurídico especializado na cobrança judicial B2B e feita a expansão para São Paulo. Ao mesmo tempo continuava a investir em tecnologia para apoiar as pessoas na negociação de débitos.
“Desde quando começamos na mesa da sala contratamos uma pessoa para desenvolver um sistema interno, que hoje é capaz de se adaptar aos principais ERPs e possibilita a troca de arquivos diários e informações sobre os pagamentos recebidos e ainda por receber. São milhões de registros trocados todos os dias de forma integrada”, informa André de Sá.
Em 2002, foi inaugurada a primeira sede própria em Joinville para abrigar um time de 60 funcionários. A partir de então foram feitos investimentos para complementar o mix de soluções e ampliar o ecossistema da Global com a fundação da Gestão One, recuperadora de crédito B2C, em 2010; a aquisição da Connect Smart Data, especializada em análises inteligentes de Big Data, em 2018; a fundação da Neocredit, startup de análise de crédito, em 2019; a aquisição da Ponto Cob, depois renomeada Global Plus, SaaS voltado ao controle e gestão de cobrança, em 2023; e a aquisição da My Loop, plataforma omnichannel e IA generativa, também em 2023.
Por meio da estratégia de aquisições a Global atingiu a marca de mais de 900 colaboradores, distribuídos na matriz em Joinville (SC) e nas filiais em Araquari (SC), Florianópolis (SC), Rio Negro (PR) e São Paulo (SP).
Além de novos colaboradores o investimento em novas empresas e aquisições possibilitou oferecer um amplo portfólio de soluções e novas tecnologias aos clientes e atualmente 54% dos acordos já acontecem por meio de canais digitais, destaque para o WhatsApp, usado em 45% dos acordos. As tecnologias mais avançadas, como robôs autônomos e a Soph-IA, inteligência artificial da Global, também vem ganhando espaço e já representam 10% dos acordos fechados.
“Os canais digitais oferecem a possibilidade de o devedor responder conforme sua disponibilidade. Assim como fomos pioneiros em disponibilizar as informações para os clientes de forma online, fomos pioneiros no uso de soluções autônomas e tecnologia de IA própria para fazer a recuperação de crédito B2B, mas apesar da tecnologia estar cada vez mais presente ainda é necessária a habilidade e sensibilidade humana para uma boa negociação, avalia o executivo.
Sobre a Global
A Global é uma empresa líder no mercado de recuperação de crédito para o segmento B2B. Sediada em Joinville (SC), com filiais em São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Araquari (SC) e Rio Negro (PR) e mais de mil funcionários, a empresa acumula mais de 30 anos de experiência e expertise no desenvolvimento de soluções inovadoras e personalizadas com foco em cobrança e relacionamento com clientes. Para isso, utiliza tecnologia de ponta aplicada em estratégias multicanais que abrangem as etapas de vendas, pós-vendas, preventivo, cobrança e jurídico.