Presença global consolidada: TÜV Rheinland cresce dois dígitos e fortalece posição no mercado
A TÜV Rheinland, um dos maiores grupos globais de inspeção e certificação, registrou uma receita de 2,71 bilhões de euros em 2024, um crescimento de 11,2% em relação ao ano anterior (2,44 bilhões de euros em 2023). As operações internacionais representaram 52,4% do total, com destaque para as regiões da Índia, Oriente Médio e África (IMEA) e Grande China, que apresentaram os maiores índices de crescimento. O número de colaboradores também aumentou significativamente: ao final de 2024, a empresa contava com 25.900 profissionais ao redor do mundo, frente aos 23.335 registrados no ano anterior. Desse total, 63,3% atuam fora da Alemanha.
Novos serviços, laboratórios e aquisições estratégicas
“Mesmo diante de incertezas econômicas e políticas em diferentes regiões do mundo, tivemos um desempenho muito positivo. Em 2024, nossos colaboradores contribuíram, mais uma vez, para tornar o mundo um lugar mais seguro. Ampliamos nosso portfólio de serviços, inauguramos novos laboratórios e realizamos aquisições estratégicas”, destacou o CEO Dr.-Ing. Michael Fübi, durante a apresentação dos resultados do grupo. O lucro operacional (EBIT) alcançou 214,8 milhões de euros em 2024, mais que o dobro do registrado no ano anterior (103,9 milhões de euros), ultrapassando pela primeira vez a marca de 200 milhões de euros. Já o EBIT ajustado somou 225,4 milhões de euros, um aumento de 23,3% em relação a 2023 (174,2 milhões de euros), com margem ajustada de 8,3% (ante 7,1% no ano anterior).
“Registramos crescimento significativo em todos os principais indicadores financeiros, o que nos proporciona uma base sólida para seguir crescendo com rentabilidade e continuar investindo em nosso futuro”, disse Philipp Kortüm, CFO da TÜV Rheinland. O patrimônio líquido aumentou em 122,9 milhões de euros, totalizando 754,2 milhões ao fim do ano. A taxa de capital próprio subiu para 26,3% (2023: 25,1%). O fluxo de caixa das atividades operacionais somou 283 milhões de euros, 39,2% acima do ano anterior (203,3 milhões de euros).
Maior aquisição da história da companhia
Em 2024, a TÜV Rheinland intensificou seus investimentos em aquisições estratégicas. Entre os destaques estão a Safetec, referência em gestão de riscos na Noruega, e a Bilprovningen, uma das principais empresas de inspeção de veículos e máquinas da Suécia – esta última, a maior aquisição já realizada na história do grupo. Além dessas, outras quatro aquisições foram concretizadas, incluindo operações na China e na Alemanha. “A TÜV Rheinland adquiriu um total de 16 empresas nos últimos dois anos, o que fortaleceu significativamente nossa posição no mercado. Seguiremos atuando de forma ativa na consolidação do setor global de inspeções”, ressaltou Fübi.
Impulsionando o progresso por meio de investimentos e novos serviços
Em 2024, a TÜV Rheinland manteve o ritmo de investimentos em suas unidades e equipamentos técnicos, destinando 86,1 milhões de euros – valor próximo ao do ano anterior (87,9 milhões de euros). Entre os destaques estão os modernos laboratórios em Taicang e Shenzhen, na China, onde especialistas realizam testes em baterias, produtos elétricos e eletrônicos inteligentes, módulos fotovoltaicos e eletrônicos automotivos. “Estamos abrindo caminho para o progresso tecnológico, tornando-o seguro. Isso se reflete não apenas nos nossos investimentos em infraestrutura laboratorial, mas também no desenvolvimento de novos serviços voltados para áreas como geração e certificação de hidrogênio, inteligência artificial e suporte à indústria automotiva no avanço da condução automatizada”, destacou Fübi.
A TÜV Rheinland também avançou em suas próprias metas de sustentabilidade em 2024. Um dos marcos do ano foi a conquista do selo Ouro da EcoVadis, principal avaliadora global de práticas sustentáveis. Iniciativas voltadas à compra responsável, bem como à saúde e segurança ocupacional, contribuíram diretamente para esse reconhecimento. Um dos destaques foi a redução de 12% na taxa de acidentes com afastamento em relação ao ano anterior, refletindo o compromisso contínuo da empresa com o bem-estar de seus colaboradores.
Foco em Inteligência Artificial
A TÜV Rheinland tem direcionado esforços para acompanhar as transformações impulsionadas pela crescente adoção da Inteligência Artificial (IA) nos negócios. Entre os focos da empresa estão o uso seguro da tecnologia – tanto em suas operações internas quanto nos serviços oferecidos aos clientes. Para isso, a organização vem promovendo treinamentos aprofundados sobre IA para seus colaboradores e criou novas posições especializadas na área.
“Os avanços em IA só serão sustentáveis com regulamentações, padronizações e auditorias realizadas por terceiros independentes, como a TÜV Rheinland. Afinal, a tecnologia precisa ser segura para conquistar aceitação social”, destacou Fübi. “É por isso que estamos investindo na preparação dos nossos profissionais e na antecipação de cenários de aplicação da IA. Queremos estar na linha de frente quando o assunto for auditoria em inteligência artificial.”
Mais informações no Relatório de Sustentabilidade e Financeiro: www.tuv.com/corporatereport
TÜV Rheinland: há 150 anos tornando o mundo mais seguro
A TÜV Rheinland é uma das principais fornecedoras de serviços de testes e inspeções do mundo, com receita anual superior a 2,7 bilhões de euros e cerca de 26.000 colaboradores em mais de 50 países. Seus especialistas altamente qualificados testam sistemas e produtos técnicos, viabilizam a inovação e apoiam empresas na transição para uma atuação mais sustentável. A empresa capacita profissionais em diversas áreas e certifica sistemas de gestão conforme padrões internacionais. Com expertise reconhecida em áreas como mobilidade, fornecimento de energia e infraestrutura, a TÜV Rheinland assegura qualidade independente em todas as etapas, inclusive em tecnologias emergentes, como hidrogênio verde, inteligência artificial e condução autônoma. Dessa forma, contribui para um futuro mais seguro e melhor para todos. Desde 2006, a TÜV Rheinland é signatária do Pacto Global da ONU, que promove a sustentabilidade e combate à corrupção.