13/04/2025

Global implementa data lake corporativo para uso de IA e automação

Maior recuperadora de crédito B2B do Brasil, empresa tem investido em tecnologia para otimizar processos de cobrança

A Global – maior recuperadora de crédito B2B do país, acaba de implementar um data lake corporativo, com o objetivo de centralizar, organizar e processar grandes volumes de dados de forma mais estruturada e eficiente, junto ao uso de Inteligência Artificial, análise preditiva e automação.

Para se ter uma ideia do tamanho dessa operação, em 2024 a empresa atuou na cobrança de mais de 1,5 milhão de títulos vencidos, o que resultou 43,1 milhões de acionamentos – por telefone, e-mail e WhatsApp – para sua regularização. Os segmentos com maior número de títulos cadastrados foram os bens de consumo não duráveis (29%), alimentos e bebidas (27%), e construções e projetos (12%). A média de recuperação do crédito pela Global até 10 dias após o vencimento é de 90,6%.

“Com o desenvolvimento do nosso data lake, pudemos centralizar, organizar e processar com mais precisão os dados de que dispomos”, explica Jaime Furlan, CTO da Global. “Agora, com muito mais facilidade, conseguimos focar nos clientes certos, com abordagens no timing correto e com ofertas de renegociação adequadas ao perfil e histórico de cada um deles.”

Otimização de custos

Furlan explica que antes da implementação do data lake, as campanhas de acionamento dependiam de processos fragmentados, baseados em regras elaboradas com menor precisão. Isso mudou com a inteligência de dados que vem sendo aplicada ao pipeline de cobrança e tem gerado aumento da taxa de conversão das negociações.

"Em vez de dispararmos mensagens ou realizarmos ligações massivas sem segmentação, agora utilizamos algoritmos avançados que identificam padrões de comportamento dos clientes. Isso nos permite atuar com mais precisão, tornando a cobrança menos intrusiva e mais eficaz”, destaca.

Na avaliação do executivo, a implementação da tecnologia de data lake é um passo importante na transformação digital do setor de recuperação de crédito. É uma inovação que não se limita apenas à automação, mas à inteligência aplicada à tomada de decisão, garantindo que a empresa não apenas maximize seus resultados, mas também melhore a experiência do cliente durante o processo de renegociação.

“O futuro da recuperação de crédito passa pela inteligência de dados e pela personalização do atendimento. Quem não investir nisso agora ficará para trás”, conclui Furlan.

Sobre a Global

A Global é uma empresa líder no mercado de recuperação de crédito para o segmento B2B. Sediada em Joinville (SC), com filiais em São Paulo (SP), Florianópolis (SP), Araquari (SC) e Rio Negro (PR) e mais de mil funcionários, a empresa acumula mais de 30 anos de experiência e expertise no desenvolvimento de soluções inovadoras e personalizadas com foco em cobrança e relacionamento com clientes. Para isso, utiliza tecnologia de ponta aplicada em estratégias multicanais que abrangem as etapas de vendas, pós-vendas, preventivo, cobrança e jurídico.  

Saiba mais sobre a Global


Legenda: Jaime Furlan, CTO da Global
Créditos: Arquivo/Reprodução