13/04/2025

Deutsche Telekom oferece conectividade móvel para Volvo Cars no Brasil

Operadora alemã atende mais de 20 mil veículos da montadora no país

A Deutsche Telekom Global Business e a Volvo Cars são parceiros globais no fornecimento de conectividade aos veículos da montadora sueca. Isso possibilita aos proprietários dos automóveis terem acesso à rede Volvo e a recursos como mapas, assistentes e aplicativos de entretenimento de forma gratuita também no Brasil.

A parceria entre a operadora e montadora foi iniciada em 2021 e atualmente estão conectados mais de 20 mil veículos no país. Os proprietários dos veículos têm acesso a dados para navegação, assistente de voz, podem transferir e executar qualquer tipo de aplicação como assistente de localização, que indica a proximidade de um ponto de recarga elétrica, aplicativos de música, sistemas de emergência, entre outros. Também é possível fazer a atualizações do software do veículo sem a necessidade de conectar o carro a uma rede externa.  

Todos os veículos saem de fábrica em outros países com um eSIM e um perfil Alemão e o fato de ser proibido o roaming permanente no país era um desafio a ser superado. “Quando o veículo chega no Brasil é feito o download de perfil local no eSIM do veículo, o que permite conectar o veículo em todo território nacional. Após a habilitação do perfil local (brasileiro), a montadora poderá liberar uma gama de serviços aos veículos, bem como atualizações de Software, explica Daniel Sartori, Head de Conectividade Móvel na Deutsche Telekom Global Business Solutions Brasil.

“Por meio da conectividade da Deutsche Telekom podemos oferecer aos clientes brasileiros os mesmos benefícios que eles teriam se adquirissem o veículo em outros países. O proprietário passa a ter uma conexão sem custo e atualização Over-The-Air (OTA) do veículo que concede acesso a funções e melhorias sem a necessidade de o cliente visitar uma oficina autorizada”, comenta Eduardo Oshima, Diretor de Pós-Vendas da Volvo Car Brasil.

Como o veículo está conectado à rede Volvo, o proprietário pode acessar por meio do aplicativo Volvo Cars informações como a localização do automóvel, travar e destravar remotamente as portas, acionar o ar-condicionado e verificar informações como últimas viagens realizadas, temperatura dentro do veículo e carga de energia.  

A Deutsche Telekom foi a primeira provedora de serviços M2M para a indústria automotiva e estima que até 2025 mais de 25 milhões dos automóveis de passageiros serão conectados com um eSIM da empresa alemã. Hoje esse número já supera os 12 milhões. “Temos uma abordagem tecnológica de projetos especiais tailor made para nossos clientes, nos diferenciando do mercado. Nossa plataforma se integra ao modelo de negócio do contratante, é customizado. Isso permite que independentemente da localização geográfica ele tenha os mesmos benefícios com a melhor cobertura” completa Sartori, da Deutsche Telekom Global Business Solutions.

Sobre a Deutsche Telekom Global Business

A Deutsche Telekom Global Business foi criada na Alemanha em 2020 para ser a unidade de negócios de serviços de comunicação e conectividade do grupo Deutsche Telekom para empresas globais. No Brasil, embora a Deutsche Telekom Global Business tenha sido criada recentemente, o grupo já atua com serviços de telecomunicações desde 2005.

Sobre a Volvo Car Brasil

A Volvo conta com cinco modelos em seu portfólio no Brasil. O EX30, novo SUV elétrico compacto que é o modelo mais acessível da marca sueca, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.

O ano de 2023 foi o melhor da história da empresa, no mercado brasileiro, em número de vendas de carros, com mais de 8.600 veículos emplacados e um crescimento de 65% em relação a 2022.

O Volvo XC40 foi o veículo 100% elétrico mais vendido do país, representando 36,1% das vendas de elétricos no mercado Premium. Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com mais de 4.627 veículos emplacados em 2023 e representou mais de 35% das vendas na categoria.

A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões para criar uma rede de mais de 100 eletropostos em todas as regiões do Brasil.


Legenda: Daniel Sartori, Head de Conectividade Móvel na Deutsche Telekom Global Business Solutions Brasil
Créditos: Arquivo/Reprodução
Legenda: Volvo EX30
Créditos: Arquivo/Reprodução