Com maior base de clientes SentinelOne no Brasil, Evolutia integra SOC ao MDR
A Evolutia Tecnologia, empresa especializada em serviços de cibersegurança, acaba de integrar ao seu serviço de MDR (Managed and Detected Response) o monitoramento SOC, com base na solução de monitoramento da espanhola Aiuken – um dos maiores centros de operações de segurança da Europa.
A empresa passa a oferecer uma resposta automatizada e coordenada frente a incidentes, ampliando sua capacidade de detecção em tempo real por meio de telemetria contínua e inteligência de ameaças. O SOC NextGen da Evolutia opera 24x7 e está totalmente integrado ao ecossistema da plataforma Singularity, da SentinelOne – tecnologia na qual a empresa lidera o market share brasileiro em número de empresas clientes.
Além disso, o SOC da Evolutia provê segurança em tempo real com inteligência contextual enriquecida, capaz de priorizar alertas com precisão e executar respostas automatizadas baseadas em playbooks estruturados. Diferentemente dos modelos tradicionais, que frequentemente geram falsos positivos sem análise de contexto, a operação utiliza inteligência artificial avançada para realizar o correlacionamento automático de eventos e a priorização de riscos reais, com base em frameworks reconhecidos como MITRE ATT&CK, CAPEC e NIST.
A solução também se destaca pela flexibilidade na aplicação de regras predefinidas e casos de uso personalizáveis, adaptados ao perfil de risco e às características operacionais de cada cliente. São mais de 800 casos de uso prontos para aplicação, baseados em práticas globais – incluindo recursos de UEBA (User and Entity Behavior Analytics) – garantindo uma abordagem sob medida e altamente eficaz para prevenção, detecção e resposta a ameaças.
“Nosso objetivo é entregar proteção de alto nível com inteligência e resposta sob medida para o contexto de cada cliente. A aliança entre SentinelOne e Aiuken fortalece nossa proposta de um SOC moderno, eficaz e alinhado com a realidade de empresas brasileiras que buscam segurança real, sem complexidade operacional”, afirma Alvaro de Almeida, cofundador da Evolutia.
A nova camada de serviço garante visibilidade avançada sobre diferentes vetores de ataque, incluindo APIs, identidade, rede e ambientes multicloud. Além disso, a união entre as capacidades do MDR e do SOC potencializa a atuação proativa com playbooks automatizados, threat hunting e análise forense integrada. A operação também está em conformidade com os requisitos das principais normas de segurança da informação, como ISO 27001 e o framework Zero Trust.
Crescimento acelerado
Apesar da volatilidade do dólar, a Evolutia tem registrado crescimento no último ano. Hoje, a base de clientes da empresa em SentinelOne já soma 52 empresas, um crescimento de 44% em relação a 2024.
Além do aumento da carteira, a empresa também ampliou sua atuação em segmentos regulados, como serviços financeiros, utilities e saúde, setores em que a visibilidade contínua e a resposta rápida a incidentes são determinantes para a continuidade do negócio. Com o SOC integrado ao MDR, a Evolutia reforça sua proposta de entregar um modelo de cibersegurança gerenciado e escalável, adaptado às exigências do mercado brasileiro.
A nova oferta se alinha à estratégia da empresa de consolidar um ecossistema robusto de proteção, cobrindo desde o endpoint até a superfície ampliada de ameaças, com alto nível de automação e especialização local. “Nosso diferencial está em unir tecnologia de ponta, inteligência tática e suporte regionalizado para garantir não apenas detecção, mas contenção e remediação eficazes”, completa Almeida.
Sobre a Evolutia
Fundada em 2015, os produtos e serviços de cibersegurança da Evolutia oferecem às organizações imunidade contra ataques cibernéticos e ajudam a proteger contra perda de dados indesejados. Com foco em soluções para desafios complexos de segurança da informação, a Evolutia prepara seus clientes para enfrentar desafios cada vez mais complexos no cenário tecnológico atual. Para saber mais, acesse: https://evolutiatec.com.br